sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Santaella e o conceito de arte tecnológica de Martin Heidegger



Das múltiplas questões que Heidegger sugere em relação a técnica temos a essência. O autor propõe inúmeras situações em que o encontrar, trazer uma verdade a tona, pode ser feita a partir da técnica. Como sugere Heidegger é na essência que, se situa a participação do homem na técnica, porém chama a atenção que Enquanto representamos a técnica, como instrumento, ficaremos presos à vontade de querer dominá-la. E sendo assim, passamos ao lado da técnica sem descobrimos a essência. 
Em relação a Santaella sugere que, o artista concebe sua obra através da mediação de dispositivos maquínicos, que por si já detêm certa inteligência, sendo que esse é o instante em que o artista encontra a essência na técnica.
Assim, concluímos que a obra em si está distante de ter um fim nela mesma sendo que Heidegger problematiza a questão da essência achada na interação homem e técnica, sendo de grande ambiguidade pois nos remete à verdade. 
Perante o que estes autores sugerem realça-se a relação artista e a tecnologia não para a dominar a máquina mas principalmente para o encontro da essência que pode ser proporcionado por ela.

Sem comentários:

Enviar um comentário