sábado, 15 de fevereiro de 2014

Cultura participativa na sua interrelação com a inteligência coletiva



Para Jenkins o conceito de cultura de convergência não é só tecnológico, mas fundamentalmente cultural, sugerindo grandes mudanças na estética, no conhecimento e na educação, na política e na economia. A cultura de convergência além de fortalecer o poder dos produtores de mídia, possibilita uma maior participação dos “consumidores”, alargando as suas capacidades de autonomia e conhecimento, impondo novas atitudes dos produtores.
Estes consumidores de conteúdos de mídia, segundo com Jenkins, são agentes criativos que permitem definir como os conteúdos de mídia são utilizados. A convergência de mídias, ao possibilitar maior acesso à cultura em geral, alargou a possibilidade de participação das pessoas, apesar da, desigualdade no acesso às tecnologias.

As novas tecnologias, facilitam uma cultura participativa (Jenkins, 2006) e o exercício de cidadania. Os recursos massivos de comunicação, assim como todo o processo de emissão-recepção da informação que também trazem alterações, o homem deixa de ser um simples espectador passivo, passando a ter a possibilidade de ser emissor, participando de forma ativa nos conteúdos e contribuindo assim, para uma inteligência coletiva.
Assim, inteligência coletiva, segundo Jenkins, pode representar uma maneira de avançar sobre a necessidade contemporânea de termos uma cultura de experiências diversificadas e de múltiplas formas de conhecimento, pois é impossível para alguém conseguir assimilar e saber sobre tudo diante do excesso de informações das novas mídias. É fundamental que nossos estudantes tenham uma formação voltada para o pensamento crítico, que possa aprimorar mecanismos que permitam selecionar o que de fato é relevante e trabalhar coletivamente, de aprender uns com os outros. Somente coletivamente será possível lidar com problemas complexos que vão muito além das competências individuais.

Jenkins (2006) entende a cultura de convergência como um processo no qual os distintos média, ainda que não dependendo uns dos outros, coexistem e se complementam, assentando em 3 pilares basilares: inteligência coletiva, cultura participativa e convergência mediática.

JENKINS, H. Welcome to Convergence Culture. 2006 – Disponível em - acesso em 14 de Fevereiro de 2014.

Sem comentários:

Enviar um comentário