terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Automatic Drawing, uma obra hipermédia





Automatic Drawing, criada pelos artistas do Active ingredient é sustentada na idéia da hipermídia, foi criado um espaço, denominado Automatic Drawing onde, o utilizador deve desenhar a resposta a uma pergunta sobre os enigmas da vida, numa tela em movimento com padrão em relva. Este movimento lembra um passeio pelo jardim com um lápis na mão. Assim, a hipermídia, neste projeto, possibilita que o espaço seja efetivamente um passeio, mas por uma tela que se apropriou das particularidades de um relvado dando uma visão distinta da obra. A multiplicidade de informações garante um tom poético à obra. As instruções são minimas, permitindo que contacto com o ambiente seja mais educativo do que um manual de regras. Assim, permite que o utilizador crie as suas próprias regras.
Esta idéia, surgiu segundo os autores, a partir da escrita automática feita pelos médiuns em transe psicográfico. Pretende-se, neste projeto, fazer com que os utilizadores partindo de certas perguntas criem as suas obras (apenas desenhos) e se inscrevam numa base de dados. É com base nesta inscrição, que futuros utilizadores, podem ter acesso as obras já guardadas. Os novos utilizadores são convidados também a colocar uma nova questão que alimentará a base de dados e que posteriormente será colocada ao próximo utilizador, que entretanto fará todo o percurso novamente, vendo obras já existentes, criando a sua própria obra e elaborando uma nova pergunta.
A relação meio e criador pode-se perceber pela utilização dos recursos de processamento, imagem e vídeo para inspirar ou mesmo establecer um vínculo com o próximo interator. A hipermídia é neste projeto utilizada como recurso criativo, oferecendo o espaço para a co-criação e até mesmo interação, além de fornecer um modo único de criação a partir da apropriação de recursos e meios diferenciados.

Sem comentários:

Enviar um comentário