quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Conceito de Interestética - B//SIDE, Braga, Instalação de Arte Digital Generativa


B/SIDE Project site: http://jmartinho.net/b-side/

João Martinho Moura - B / SIDE - arte-final digital interativo para a cidade de Braga
Encomendado pela cidade de Braga, Portugal

Nesta obra deparamo-nos com uma instalação de arte generativa de grande dimensão ao ar livre, onde a interatividade permite a qualquer pessoa estabelecer um diálogo artístico-corporal, realizando uma imersão de figuras geométrica com a sua intervenção criativa.
Utilizando vídeo mapping e traking em tempo real, os movimentos do público captados na área dos sensores, resultam em projeções únicas geradas pelo seu próprio movimento. Movimento, imagem e música são sincronizados num efeito único e original, produzido exclusivamente por cada pessoa onde o público é o ator/artista.
Em relação ao conceito de interestética, podemos dizer que neste artefacto é a partir da interface com o interator que a obra pode se manifestar.
“[…] há uma relação de comutação entre o interator e a obra, uma vez que o computador necessita dos sinais do primeiro para, em seguida, processa-los e devolvê-los coma informações visuais, sonoras, etc. Nesse sentido, uma das características da obra interfaceada e que ela e uma arte do evento a ser vivido em tempo real: obra em processo, que, coma tal, enfatiza a transformação, a metamorfose, o fluxo e o constante processo do vir a ser.” (Arantes, p. 170)
Nesta obra de arte, está patente a capacidade comunicativa, de fluxos de informação entre domínios interfaceados, numa relação dinâmica e relacional.

Arantes, Priscila. Em busca de uma nova estética in @rte e mídia: perspectivas da estética digital. Editora Senac São Paulo, pp. 155-176, 2005. ISBN: 85-7359-452-7. Disponível em: http://elearning.uab.pt/pluginfile.php/83827/mod_forum/attachment/164054/Arte%20e%20m%C3%ADdia%20.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário